Carros, 132 anos de paixão!

78

O primeiro veículo motorizado foi um carro de três rodas para uso comercial a gasolina, produzido em 1885 pelo engenheiro alemão Karl Benz, o motorwagen, pela Benz & Co., em Mannheim. O sistema de arranque era a manivela, e tinha potência de 0,8 cv, podendo atingir 18 km/h. Em Stuttgart, Gottlieb Daimler criava o primeiro veículo de quatro rodas a combustão interna que atingia a velocidade de 16 km/h.

71

A Exposição Universal de 1889, realizada em Paris, divulgou o automóvel para o mundo, pois até este momento, poucas pessoas os conheciam e o interesse era restrito.

 Em 1892, Henry Ford produziu seu primeiro Ford na América do Norte. Acima, o Ford T de 1909. O primeiro pneu para automóveis foi lançado, em 1895, pela empresa francesa Michelin.

Os ingleses tiveram que esperar para entrar no mercado devido à lei da bandeira vermelha (1862). O Lanchester foi o primeiro carro inglês, e, logo após dele, vieram outros como: Subean, Swift, Humber, Riley, Singer, Lagonda, entre outros. 

 Em 1904, na Inglaterra surgiu o primeiro Rolls Royce, a Itália surgia com Fiat, Alfa-Romeo. Na Alemanha a Mercedes-Benz e a Suíça e Espanha, com o luxuoso Hispano-Suiza.  Após a Seguinda Guerra, os automóveis eram mais compactos e fabricados em série.

O primeiro automóvel chegou ao Brasil no ano de 1893 e foi comprado pelo inventor do avião, Santos Dumont.

 O Brasil e América Latina entraram no jogo após a Segunda Guerra. Na década de 30, fábricas como a Ford e a General Motors, colocaram suas linhas de montagem no país. Em 1956, durante o governo de Juscelino Kubitschek as multinacionais automotivas começaram a montar aqui os automóveis. A pioneira aqui foi a Fábrica Nacional de Motores, que era responsável pela produção de caminhões pesados. E seguiram: automóvel JK com estilo Alfa-Romeo, Harvester, Mercedes-Benz do Brasil com seus caminhões e ônibus, a Scania-Vabis e a Toyota. E os mais conhecidos, projetados na Europa e EUA: Fusca, Corcel, Galaxie, Opala, Dart, DKW-Vemag, Willys-Overland. 

8076.jpg737279
Novos Encontros & Paixão Antiga

Os brasileiros são declaradamente apaixonados por carro e, muitas vezes, essa paixão passa de pai para filho e assim por diante, contagiando toda a família com esta sensação de resgate da história e do passado.
Entre as categorias dos colecionadores estão os Antigos, Turbinados, Tunados e Clássicos. A manutenção para manter um carro antigo não é nada barata e muitas vezes é preciso investir tempo, paciência e muito dinheiro. Entre as categorias dos colecionadores estão os Antigos e Clássicos.

 Kombis e Fuscas são extremamente populares e existem também os clássicos Variant, Jeep, Caravan, DKW Vemag Belcar, Puma, Gurgel, Dodge Charger, Karmann Ghia, Opala, F75, Landau e o potente Maverick! 

81.jpg

Aliás, a RedHelmet participa neste ano, pela primeira vez, do 14º ENCONTRO DE AUTOMÓVEIS ANTIGOS DE SÃO ROQUE, dias 27 e 28/5 e o tema principal escolhido é, ele mesmo, o incrível MAVERICK!

75

Se estiver por perto, visite o evento no Recanto da Cascata, São Roque – SP!

facebook.com/encontrodeautomoveisantigosdesaoroque

Abraços e até lá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s