Que tal um saquê para esquentar e degustar?

58

Beber saquê é um ritual no Japão, e não é simplesmente uma questão de cultura, sede ou vontade de encher a cara. Saquê é apreciado para eliminar as preocupações e prolongar a vida, e será que é preciso outro motivo? Será que é por causa dele que os geralmente tímidos japoneses, são os melhores cantores nos karaokês? E olha que ele é feito basicamente de grãos de arroz e água!

No Japão, desde a antiguidade até os dias de hoje, beber saquê é um ritual milenar e os excessos são totalmente perdoados por milhares de anos de história.

Para respeitar a milenar tradição e ser servido adequadamente, levante o seu copo para receber a bebida, apoiando sua base com a mão esquerda e segurando-o com a direita. Lembre-se que você deve ser servido pois não é de bom tom servir a si próprio! E o mantenha cheio até o final da refeição.

Os tipos de saquê para você saber como escolher:
Junmai-shu – Este é o saquê mais puro, com arroz, água e koji, e que não sofre acréscimo de álcool. O arroz é “polido” de forma que perde a parte externa, conservando menos de 70% do seu volume original.
Honjozo-shu – Contém pequena quantidade de álcool etílico destilado, o que melhora o sabor, tornando o saquê mais suave e o arroz recebe o mesmo tratamento de Junmai-shu.
Ginjo-shu – O arroz é “polido” para conservar apenas 60% do seu formato original. Isso diminui a gordura e as proteínas e é fermentado a uma temperatura baixa por muito tempo.
Daiginjo-shu – Devido ao polimento, o arroz perde de 50% até 65% de seu volume original, este é um tipo de saquê que exige muito trabalho em cada nível do processo.
Namazake – Este não é pasteurizado, e deve ser guardado na geladeira.
Nigori-zake – Não é filtrado e tem aspecto leitoso, por causa da adição ou preservação de partículas de arroz ou koji por meio de uma filtragem rústica. Ele tem sabor pesado e é servido após as refeições.

Existem muitas marcas e tipos disponíveis para escolher, ou se preferir, deguste várias delas até encontrar seu favorito!

59

Kampai!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s